Convenhamos, existem algumas coisas do dia a dia na Espanha que não fazem sentido! Se você está pensando em morar na Espanha ou já está por aqui, com certeza vai se identificar com essa lista de curiosidades (e pequenas indignações) sobre a vida espanhola. Apesar da Espanha ter uma cultura rica, você vai ter que lidar com algumas coisas que não fazem sentido no dia a dia que podem se tornar um problemão. E a gente resolveu falar de algumas delas para você já ir se adaptando e não ter um choque cultural quando chegar em terras espanholas.
Índice do artigo
Na Espanha, uma das maiores Coisas que não fazem sentido são os horários das refeições. Se você é brasileiro e está acostumado com horários exatos das refeições, prepare-se para um choque cultural com os horários espanhóis. Almoçar ao meio-dia? Saiba que esse horário ainda é considerado um momento de lanche – e eles chamam de “almuerzo”. Sim, “almuerzo” significa “almoço”, mas aqui na Espanha é um lanche reforçado que acontece por volta das 11h. O verdadeiro almoço, chamado de “comida”, acontece entre 13h e 15h, sendo 14h o horário mais comum.
E o jantar? Nada de jantar às 18h como nos Estados Unidos. Na Espanha, o horário do jantar gira em torno das 21h ou até mais tarde. Muitos restaurantes sequer abrem antes das 19h30 para servir o jantar! Então, se você estiver morrendo de fome às 18h, vai ter que se contentar com umas tapas e uma cervejinha até que os horários espanhóis decidam te alimentar de verdade.
Ah, e uma curiosidade importante: se você quiser saber se um restaurante serve uma autêntica paella tradicional, fique atento ao horário! Espanhóis só comem paella no almoço. Se um restaurante oferecer paella no jantar, desconfie.
Na Espanha, não basta ter faca, garfo e colher – o pão faz parte do kit essencial de qualquer refeição. Você pode estar comendo uma sopa, uma paella ou até mesmo um prato de frutos do mar, e lá estará um pedaço de pão acompanhando. E o mais curioso: ele não é só um acompanhamento, mas uma ferramenta! Os espanhóis usam o pão para “limpar” o prato, absorvendo qualquer resquício de azeite, molho ou tempero.
No começo, parece um exagero, mas depois de um tempo, você se pega fazendo o mesmo. Afinal, ninguém quer desperdiçar aquele azeite maravilhoso!
Se você é fã de pimenta, como um bom brasileiro, prepare-se para sofrer. A culinária espanhola é deliciosa, mas os pratos tradicionais são temperados, não apimentados. E pedir pimenta em um restaurante pode ser uma experiência frustrante. Ou eles vão te olhar como se você fosse um extraterrestre, ou vão te trazer um potinho de pimenta do reino achando que resolveram seu problema. Pimenta de verdade? Só fazendo uma com a pimenta dedo de moça, que é a única pimenta que é facilmente encontrada em algumas épocas do ano. Já no mercado, você encontra o molho de pimenta tabasco ou um outro molho conhecido como piri-piri! Mas são só essas opções.
No Brasil, churros são um clássico lanche de feira, sobremesa ou até mesmo um doce de cinema. Mas aqui na Espanha? Nada disso! No bares, os churros são exclusivos do café da manhã. Quer comer um churros às 16h? Boa sorte! É até possível encontrar fora do horário em lugares turísticos e em eventos, mas no geral, o churros faz parte somente no café da manhã.
Por outro lado, a pizza não tem hora para ser consumida. Já vi gente comendo pizza no supermercado enquanto fazia compras, sem a menor cerimônia. Um contraste interessante, né?
Se você está acostumado a beber água de graça na academia, pode esquecer. Aqui, bebedouro não existe! Se tiver sede, ou você leva sua garrafinha ou paga 1,25€ por uma garrafa de 500 ml. E se você acha que os professores vão te ajudar com os exercícios, está enganado. O conceito de treino personalizado não é comum por aqui, e muitos frequentadores simplesmente inventam seus próprios treinos no momento.
Ah, e não estranhe se ver crianças correndo entre os equipamentos enquanto os pais treinam. Aqui, isso é super normal!
Se tem uma coisa que desafia a lógica aqui, é o jeito que os espanhóis estacionam. Na contramão? Normal. Ocupando duas vagas? Comum. Parado na calçada? Acontece. E não pense que isso é coisa rara – basta dar uma volta pela cidade para ver verdadeiras obras de arte automobilísticas.
E olha que os espanhóis seguem regras à risca quando as punições são severas. Mas quando a infração não gera multa pesada? Aí, é cada um por si!
Muita gente acha que na Europa todo mundo fala inglês, mas a verdade é que na Espanha não é bem assim. Muitos espanhóis não falam inglês e, quando falam, é com um sotaque bem carregado. E eles traduzem TUDO para o espanhol. Google vira “GÓgle”, Wi-Fi vira “Uí-fí” e por aí vai.
Mas o que não fazem sentido algum são os nomes da família real britânica. A Rainha Elizabeth por exemplo é conhecida por aqui como Rainha Isabel, e Príncipe William virou Guillermo e a já o Rei Charles, é chamado de Rei Carlos.
Se tem algo que não faz sentido algum, é a resistência dos espanhóis a instalarem um bom e velho box de vidro no chuveiro. Em vez disso, a maioria das casas usa aquelas cortinas de plástico que grudam no corpo enquanto você toma banho, ou até aquele pedaço de vidro que divide o box com o resto do banheiro, e por fim, você só passa frio!
Mas para nós brasileiros que adoramos lavar os lugares jogando baldes de água por todo o canto, o pior está por vir. O chão do banheiro não tem ralo! Ou seja, se molhou, tem que secar tudo e tomar muito cuidado pois o chão do banheiro (com exceção do box) não é impermeável. Adeus, hábito brasileiro de jogar um baldão de água para limpar o banheiro.
Se você está acostumado com os atacadões que têm no Brasil, que vende embalagens XXL e que saem muito mais barato. Dificilmente você vai conseguir encontrar na Espanha. Apesar dos espanhóis valorizarem muito o meio ambiente, ao mesmo tempo, o consumo exagerado de embalagens aqui é inacreditável. Como eles compram tudo em porções pequenas, cada produto vem super-embalado, gerando muito mais lixo do que o necessário. Parece contraditório, mas é a realidade, uma das coisas do dia a dia que não fazem sentido na Espanha.
Na Espanha, não existe essa história de deixar as crianças em casa para os adultos saírem. Aqui, é super normal ver famílias inteiras em bares e restaurantes até altas horas da noite. As crianças correm soltas entre as mesas enquanto os pais bebem e conversam tranquilamente. E ninguém se incomoda! Os espanhóis são muito tolerantes com crianças e barulho, então se prepare para ver muitos pequenos tocando o terror enquanto os pais fingem que não estão vendo.
Uma das coisas que não fazem sentido algum na Espanha e na Europa no geral é a tecnologia “um pouco arcaica”. Quem pensa que a Europa é supermoderna pode se decepcionar um pouco na Espanha. Muitas coisas ainda funcionam de forma ultrapassada, e os aplicativos de serviços essenciais são confusos e desatualizados. Até o Google Maps aqui tem informações erradas ou incompletas. E avaliações online? Quase ninguém se dá ao trabalho de deixar uma.
Então, se você é programador e quer morar na Espanha, venha! Aqui tem um mundo de oportunidades para quem entende de tecnologia, porque eles ainda estão bem atrasados em muitos aspectos digitais. E o melhor de tudo é que a Espanha possui um visto específico para quem trabalha de forma totalmente remota, que é o visto de Nômade Digital.
Essas são só algumas das coisas do dia a dia na Espanha que podem parecer um tanto estranhas para quem vem de fora. Claro, a gente se adapta com esses pequenos choques culturais e acaba rindo de tudo isso. Mas que não fazem sentido, não fazem! 😂